Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

Hábitos inimigos para a Saúde da sua Pele

Veja a seguir os 7 hábitos inimigos para a nossa Pele :


Tabagismo

Cada cigarro fumado reduz a oxigenação da pele durante 90 minutos. Imaginem aqueles que fumam mais de um cigarro por dia. Resultado: A pele torna-se mais espessa e de cor amarelada devido à nicotina, tornando-se manchada e sem brilho.Além de todos os problemas que o cigarro causa à saúde, o tabagismo também causa alterações no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis ​​pela sustentação e elasticidade da pele, estimulando a flacidez. O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e dos olhos porque o fumante fecha parcialmente os olhos para protegê-los da fumaça.

Estresse

O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticosteróides endógenos e adrenalina, por exemplo. Isso pode deixar a pele mais gordurosa e com tendência à acne. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele torna-se mais propensa às doenças e infecções. Os mais comuns são herpes, alergias, erupções cutâneas, psoríase e vitiligo.

Beber pouca água

O primeiro sinal de falta de água no corpo (desidratação) ocorre na pele e nas mucosas. Entre as células têm um fluido intersticial que ajuda a sustentar a pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água suficiente deixa a pele flácida e seca.
A pele perde o turgor e demora em voltar ao seu estado natural, uma vez que sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber bastante água também promove a excreção de toxinas, substâncias que danificam a pele. O que é recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Não usar protetor solar

A exposição excessiva ao sol, especialmente a falta de proteção é a principal causa do envelhecimento e câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles brancas, que sofrem este processo de forma precoce.
A radiação solar é um potente oxidante celular, esta penetra na pele e provoca mudanças diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA, o colágeno e as fibras elásticas.

Ingestão de açúcares e gorduras

Em excesso, o açúcar representa outro processo de envelhecimento celular chamado “glicação” (Glicação é o fenômeno em que o açúcar carameliza com as proteínas celulares, tornando as nossas células rígidas e disfuncionais.). O açúcar se liga às proteínas da pele, tais como o colágeno, levando a rigidez destas proteínas. Assim se perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Além disso, o excesso de gorduras se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular, causando gordura localizada e celulites.

Sono de má qualidade

Sem um descanso adequado não existe pele saudável. Durante o sono, nosso organismo produz células “rejuvenescedoras”, como a melatonina e o hormônio de crescimento. Estes hormônios são calmantes e reparadores. A privação do sono causa estresse e não dá ao corpo tempo para descansar. Resultado: A pele murcha e aparecem as irritantes olheiras.

Estilo de vida sedentário

A prática de atividade física traz muitos benefícios para o corpo e a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicosilação – A Glicosilação ocorre quando as moléculas de açúcar, glicose, que flutuam no sangue se ligam às moléculas de proteína, diminuindo sua eficácia e causando inflamação e concomitantemente o envelhecimento), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, celulite e a gordura localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário